A violência na escola tem sido um tema recorrente nas páginas policiais da imprensa e mobilizado os setores da educação, na busca de uma solução para um problema que aflige a comunidade escolar. Os assaltos a professores e estudantes, o bullying e as agressões a educadores pelos próprios alunos, repercutem negativamente na educação.

Levantamento do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação do Ceará (Apeoc) aponta que, somente em 2010, foram registrados pelo menos 300 ocorrências de violência em escolas da rede estadual e municipal. Outra matéria publicada na imprensa local dá conta que de janeiro a junho de 2011, cinco casos de mortes no ambiente escolar ocorreram no Estado, praticamente uma por mês. E cita que a falta de acompanhamento dos alunos e da intermediação de conflitos nas instituições contribuem para o problema.

Para refletir sobre o tema, enquete desta semana do Portal da Assembleia Legislativa lança a indagação: “Como enfrentar a violência na escola e seu entorno?”. E propõe três respostas que procuram sintetizar três olhares para a questão.
Da Redação

Fonte: AL-CE