O Brasil apresenta alta repetência e baixos índices de conclusão da educação básica, aponta o relatório Monitoramento de Educação para Todos 2010 , lançado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Na região da América Latina e Caribe, a taxa de repetência média para todas as séries do ensino fundamental é de 4,4%. No Brasil, o índice é de 18,7% – o maior de todos os países da região.

Apesar disso, o Brasil está no grupo de países intermediários em relação ao cumprimento de metas sobre acesso e qualidade de ensino estabelecidos pela organização. O País ocupa a 88ª posição em um ranking de 128 países.

Em 2000, mais de 160 países assinaram o compromisso Educação para Todos, que previa o cumprimento de seis metas incluindo a universalização do ensino fundamental, a redução da taxa de analfabetismo e a melhoria da qualidade do ensino.

A Noruega lidera o ranking da Unesco. Ela e mais 60 países estão no grupo dos que já cumpriram ou estão perto de atingir todos os objetivos firmados.

Entre as quatro principais metas, o Brasil tem um bom desempenho em alfabetização, acesso ao ensino fundamental e igualdade de gênero. Porém, o desempenho é baixo em relação ao percentual de alunos que conseguem passar do 5º ano do ensino fundamental.