conferenci livre de educaçao 117.pNesta sexta-feira, dia 9, o Auditório Paulo Freire, no Palácio da Educação Prof. Jaime Alencar, do Sindicato APEOC, sediou a 1ª Conferência Livre dos Trabalhadores em Educação, etapa preparatória para a II Conferência Nacional da Educação – CONAE/2014, programada para ocorrer em fevereiro do próximo ano em Brasília. O ato solene de abertura foi presidido pelo professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, com transmissão on line para todo o interior do Estado, o que dimensionou muito mais a importância do evento no contexto educacional cearense. Situação confirmada pelos que participaram com suas presenças no auditório Paulo Freire, superlotado de professores, servidores e alunos de escolas públicas. + fotos

O Sindicato APEOC é a primeira entidade de profissionais educadores a sediar em todo território nacional uma conferência preparatória a CONAE-2014, e, tendo como convidado palestrante o professor Francisco das Chagas Fernandes, Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação e Coordenador Geral do Fórum Nacional da Educação – CONAE-2014, que falou do conteúdo que norteia os temas das conferências intermunicipais, estaduais com vista a CONAE-2014, quando em pauta o “O PNE NA ARTICULAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

O palestrante Francisco das Chagas Fernandes destacou que a “II CONAE será um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, políticos, econômicos, apontará renovadas perspectivas para a organização da educação nacional e a consolidação do novo PNE, fruto do movimento desencadeado pela I CONAE, ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado de educação básica e superior, assentadas na defesa da construção do Sistema Nacional de Educação e na regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados”.

Para o presidente do Sindicato APEOC, Anízio Melo, essa iniciativa da entidade cearense manifesta objetivos explícitos de participação e contribuição efetiva no amplo processo de discussão sobre a educação que desejamos para os filhos dos trabalhadores brasileiros. Por outro lado, que se possa subsidiar, sobretudo na construção de um Plano Nacional de Educação e de suas políticas como base à sustentação consolidada a criação do Sistema Nacional de Educação, com nacionalização da carreira. E ainda mais a conquista de recursos do pré-sal e ampliação dos percentuais estabelecidos no PIB – Produto Interno Bruto.

Anízio Melo ainda cobrou dos integrantes do Congresso Nacional esquecer divergências políticas e olhar direcionado ao corporativismo interno do fazer política esquecendo as vozes das ruas manifestadas em defesa da educação com qualidade, da valorização dos profissionais educadores e de outros temas que são essenciais ao bem-estar social.

No final dessa I Conferência Livre dos Trabalhadores em Educação, promovida pelo Sindicato APEOC, Anízio Melo enalteceu o sucesso desse evento educacional como fato inusitado no processo de conscientização política.