IMG-20140205-WA0000Implantação do 1/3 da jornada de trabalho para atividades extraclasse, reajuste salarial, concurso público, ampliação definitiva de carga horária e abertura das negociações para plano de carreira foram os pontos centrais tratados pelo Sindicato APEOC na negociação ocorrida no dia 05 de fevereiro entre a gestão municipal de São Gonçalo do Amarante e o Sindicato APEOC.

Após a abertura da reunião pela Secretária da Educação de São Gonçalo do Amarante, Marineide Clementino Braga, o assessor da Secretaria da Educação-SEDUC São Gonçalo, Irineu de Carvalho, fez apresentação dos dados do FUNDEB e da folha de pagamento com projeções que apontam que o município aplica aproximadamente 77% dos recursos do FUNDEB com magistério.

A Prefeitura informou também que da jornada do professor, 30% serão destinadas a atividades extraclasse. Das 40 horas, por exemplo, 12h serão destinadas a tais atividades. As negociações continuam para posteriormente ajustar para os 33,33%.

Sobre o reajuste dos professores, o Sindicato APEOC reivindicou a antecipação do reajuste de maio para janeiro. O Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho, concordou com a antecipação, mas que fosse de maio para fevereiro, e disse que recentemente foi criada gratificação de desempenho no valor de 5%, e que o avanço na implantação do 1/3 da jornada repercute nos limites de receitas do município.

A Presidente do Sindicato APEOC em São Gonçalo do Amarante, Gardênia Farias, reivindicou a ampliação definitiva de carga horária para 84 professores, e também concurso público. O Procurador do Município disse que a gestão tem priorizado a análise da ampliação definitiva de carga horária e do concurso público e que, em breve, tratará do assunto com o Sindicato APEOC.

Por fim, o Vice-Presidente Estadual do Sindicato APEOC, Prof. Reginaldo Pinheiro, reivindicou abertura de negociação para tratar do Plano de Carreira da categoria. A Gestão Municipal acolheu a reivindicação e disse que posteriormente agendaria reunião.

A reunião contou ainda com a presença do Secretário de Finanças de São Gonçalo do Amarante, Fernando Antonio, Secretários Municiapais, vereadores, professores, assessores técnicos, representação de Diretores, Conselho Municipal de Educação, dentre outros.

Sindicato APEOC: Em todo o Ceará, batalhando por nossos educadores!