Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Professores da Educação Básica, na rede pública de ensino do Ceará, foi tema do Seminário “Careira e Valorização do Magistério” promovido pelo Sindicato – APEOC e Secretaria de Educação do Estado – SEDUC, durante três dias, 19, 20 e 21 de agosto, no Hotel Praiano, na Avenida. Beira Mar, em Fortaleza.

Mais de uma centena de trabalhadores em educação, credenciados pelo Sindicato APEOC e Secretaria de Educação, participaram desse encontro, onde se discutiu pauta preestabelecida em torno da elaboração de um anteprojeto de lei que venha adequar o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério à lei do piso nacional de salário dos professores. Projeto que será posteriormente enviado pelo governo à discussão e aprovação da Assembléia Legislativa.

O encontro de trabalhadores em educação foi instalado, oficialmente, na manhã de quinta-feira, dia 19, pela secretária de Educação e professora Izolda Cela, acompanhada da presidenta do Sindicato – APEOC, professora Penha Alencar. As duas representam os promotores do evento, governo do Estado e Sindicato – APEOC. Na ocasião, o vice-presidente da APEOC e diretor da CNTE, Juscelino Linhares afirmou que o evento é um momento ímpar, quando os representantes de todo o Estado se reúnem para discutir os rumos da Educação.

Em seguida, foi realizada palestra ministrada pelo conferencista Ricardo Chaves Resende Martins, e mediada pelo secretário adjunto da Seduc, Maurício Holanda, e pelo diretor da Apeoc, Anízio Melo, com o tema “Carreira e Plano de Carreira dos Professores no Brasil: Conceito, Princípios e Diretrizes”. Após a conferência, foi iniciado o debate onde os participantes fizeram questionamentos ao conferencista Ricardo Chaves. Alguns pontos foram levantados, como avaliação dos professores, atividade de trabalho, política salarial, aposentadoria, dentre outros. Para encerrar as atividades da primeira conferência, Ricardo chaves respondeu aos questionamentos enfatizando o seu entusiasmo com a participação de todos.

Ainda na quinta-feira, dia 19/08, o conferencista Milton Canuto de Almeida, vice-presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e consultor na área de Plano de Carreira e Planejamento da Educação), abordou a temática “Organização do Plano de Carreira, Cargo e Remuneração dos Profissionais da Educação Pública”. A conferência foi mediada pelo secretário adjunto da Secretaria da Educação (Seduc), Maurício Holanda, e pelo Vice-Presidente da Apeoc, Juscelino Linhares.

Milton Canuto apresentou alguns pontos da legislação nacional, dos conceitos básicos do plano de carreira, da abrangência dos cargos de magistério, da jornada de trabalho, da avaliação de desempenho, dentre outros.

Após a palestra, os participantes começaram a expor os seus questionamentos dando início ao debate. Foram levantadas questões sobre avaliação de desempenho, melhorias na qualidade do ensino, saúde do professor, valorização e aposentadoria.

Na manhã de sexta-feira, dia 20/08, a palestra “Desafios Gerenciais da Implantação de uma Carreira Profissional do Magistério no Brasil”, foi ministrada pela professora Mariza Vasques Abreu (Integrante da Comissão Técnica do Movimento Todos pela Educação), e mediada pelo secretário adjunto da Seduc, Maurício Holanda, e pelo secretário de assuntos educacionais da Apeoc, Sérgio Bezerra.

Dentro da temática, a palestrante abordou vários pontos como educação básica com qualidade, melhoria da qualidade de vida, gasto público em educação e carga tributária, avaliação docente e valorização profissional do magistério.

O Seminário Carreira e Valorização do Magistério continuou na tarde de sexta-feira com uma série de discussão entre os conferencistas Ricardo Chaves Rezende, Milton Canuto, Marisa de Souza Abreu e o público participante. Foi um momento para debater todos os assuntos que já foram citados durante as palestras realizadas desde o dia anterior, quinta-feira, 19/08.

Para finalizar as atividades do dia, a secretária da educação, Izolda Cela, o secretário executivo da Seduc, Maurício Holanda, o secretário de assuntos jurídicos da Apeoc, Regional Pinheiro, e o diretor da Apeoc, Anísio Melo, estiveram reunidos em uma mesa redonda para discutir assuntos com base na exposição das palestras dos conferencistas.

Sábado, dia 21, o evento foi finalizado com a oficina “Levantamento de diretrizes para discussão sobre a valorização dos profissionais do magistério” – baseada na metodologia do Café Mundial – e conduzido pelos consultores de desenvolvimento humano e organizacional, especialistas internacionais em Café Mundial, Flávio Mesquita e Marlucia Mesquita.   O Café Mundial é um método de fácil utilização para a criação de uma rede viva de diálogo colaborativo sobre perguntas relevantes a serviço de assuntos reais do dia-dia, sejam da vida ou do trabalho, propiciando o contato de todos com todos e a emergência da inteligência coletiva.