A luta do Sindicato APEOC e da Comissão de Defesa do Direito à Educação tem como um dos focos e defesa da gestão participativa nas escolas públicas. O fortalecimento de instrumentos democráticos de relação entre os atores do processo ensino aprendizagem podem gerar avanços na qualidade da educação.
O Sindicato APEOC não tem o menor acordo com o vazio de legislação e diretrizes para a ocupação dos cargos de gestão nas escolas municipais, o que vem ocasionado a interferências políticas externas ao ambiente escolar.
N esta 4ª feira 25/8 o Sindicato APEOC organizou e apoiou a luta da comunidade da Escola Municipal Paulo Sérgio Sousa Lira situada no Castelão, onde pais, alunos, professores e funcionários de forma participativa escolheram as ocupantes para os cargos de direção e vice direção da referida escola.
Após muita negociação com a SME a diretora apontada pela comunidade foi nomeada, mas, a vice diretora que também tem o apoio da comunidade ainda não foi nomeada.
O Sindicato APEOC continuará acompanhando e organizando a luta pelo respeito a autonomia da escola e reivindicando que os gestores municipais encaminhem uma política de gestão que tenha como centro a participação direta do conjunto dos que fazem nossa escola pública nos rumos de nossa educação.