O Sindicato APEOC segue trabalhando para valorizar os profissionais dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) da rede pública estadual de ensino. Na manhã do último sábado (13), um grupo de 21 professores dos CEJAs se reuniu com o vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, na sede da entidade, em Fortaleza, para dar os encaminhamentos relativos às pautas elencadas na última reunião com o secretário da Educação, Idilvan Alancar, ocorrida no dia 8 de maio.

O objetivo agora é levar a discussão da reestruturação das unidades para cada CEJA, de forma que professores e integrantes do núcleo gestor cheguem a um consenso sobre as pautas levantadas e elaborem, junto à Seduc, um documento final que formalize as reivindicações. Para isso, o Sindicato APEOC solicitou à Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR) uma reunião entre professores dos CEJAs e diretores.

Para o vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, a reunião na entidade foi muito proveitosa e deve gerar resultados positivos aos profissionais da unidade. “A intenção é que a discussão seja para alcançar a valorização e uma divulgação desses próprios Centros, que ainda são muito desconhecidos”, pontua Reginaldo. Outra reunião com os representantes dos CEJAs deve ocorrer no mês de junho, com o objetivo de fechar o documento oficial de reinvindicações para apresentá-lo, posteriormente, ao secretário da Educação.

Veja os eixos principais sobre a reestruturação dos CEJAs levantados junto à Seduc:

Hora aula: 6h de 50 min com intervalo de 50 min

O Secretário aceitou a reivindicação das 6h/a ininterruptas, mediante a elaboração de um estudo com a participação do conjunto dos CEJAs, com vistas a ser implementada até 1º de agosto. Apresentou-se a seguinte proposta de horário: 7h às 12h, 12h às 17, 16h às 21h ou 17h às 22h. A organização desse horário de seis horas aula poderá ser flexibilizada de acordo com a realidade de cada CEJA;

Para discutir a questão acima e outras relativas à organização e funcionamento dos CEJAS, foi sugerida a formação dos seguintes grupos: 1. Comunicação; 2. Dados/Números/SIGE/Metas; 3. Propostas pedagógicas; 4. Modelo de funcionamento individual de cada CEJA.

. Férias

Completado o período aquisitivo às férias de 45 dias, o gozo das mesmas deverá ser em até um ano, podendo ser dividido em períodos de 15 dias ou em um de 30 dias, conforme escalonamento realizado em cada CEJA.

. Período natalino

Foi reafirmado o direito dos professores ao recesso natalino.

. SASP

Foi reafirmada a garantia do direito ao 1/3 da carga horária para horas atividades dos professores lotados no SASP, bem como o direito à hora aula de 50 minutos.

. Hora atividade:

Horas individuais serão realizadas em local de livre escolha pelo professor. O secretário reiterou concordância com pleito, no entanto disse que a definição dessa reivindicação, por envolver toda rede, está sendo negociada com o Sindicato. Os momentos coletivos serão realizados na Escola.

Segundo o Secretário, até junho as ações devem ser definidas, com previsão de implementação em julho e início de funcionamento em agosto.

Veja AQUI o documento detalhado sobre a reunião do último dia 13 de maio.