A luta encampada pelo Sindicato APEOC em defesa da correta destinação dos precatórios do FUNDEF, que para muitos parecia impossível e que nunca se tornaria realidade, hoje é possível e real. Mas a artilharia inimiga não para. O desgoverno Bolsonaro ataca mais uma vez a Educação, vetando do Projeto de Lei 1581/2020, o artigo que trata da subvinculação de 60% dos Precatórios do FUNDEF para o Magistério, nos casos de acordos para o pagamento de precatórios federais.

Mas quem disse que seria fácil?

É bom deixar claro que o veto não atrapalha os acordos judiciais em andamento e os futuros. Por isso, a nossa luta pela correta destinação dos recursos do antigo FUNDEF não pode parar.

Cabe a toda a categoria, através do seu sindicato, mobilizar as redes sociais e articular junto aos parlamentares federais, deputados e senadores, para que votem a favor da Educação e pela valorização de seus profissionais.

Vamos derrubar o veto, mostrar ao desgoverno Bolsonaro que não estamos para brincandeira e que não adianta vir com a mão grande no dinheiro da Educação e seus profissionais.

E não estamos parados. Na última terça-feira (15), a Frente Norte Nordeste em defesa da Educação reuniu-se para tratar das mobilizações contra mais um ataque de Bolsonaro à Educação.

A reunião, conduzida pelo professor Anízio Melo, coordenador da Frente Norte Nordeste pela Educação, contou com a presença do Sindicato APEOC e diversos representantes dos trabalhadores da educação em todo Norte e Nordeste, além de membros da CNTE e entidades estudantis.

Ao final, as entidades presentes deliberaram a mobilização permanente pela derrubada do veto de Bolsonaro ao FUNDEF, a convocação do Dia Nacional de Mobilização pela Educação nas ruas e nas redes (com indicativo para o dia 23 de setembro), a criação de uma Carta de todas e todos que compõe a Frente Norte Nordeste pela Educação, utilizando nos tuitaços, a hashtag #FundefSemVeto.