É das prefeituras municipais a responsabilidade de oferecer transporte escolar aos alunos matriculados no ensino fundamental, e, é atribuição do estado garantir aos alunos do ensino médio o meio de locomoção. Em ambos os casos o governo federal participa na condição de parceiro, destinando recursos através do Ministério da Educação. Entretanto, mesmo assim é visivelmente precário o transporte escolar na maioria dos estados e das prefeituras municipais.

Para detectarem falhas e apresentar sugestões na melhoria do transporte escolar, o Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Brasília, está pesquisando dados com vista à elaboração de um projeto piloto que venha viabilizar melhoria dos meios de transporte escolar em todo território nacional.

Nesta primeira, etapa trinta e quatro prefeituras cearenses terão os seus sistemas de transporte avaliados com vista à aplicação dos recursos que são destinados pelo governo federal.

Serão avaliadas as seguintes prefeituras: Aquiraz, Apuiarés, Itapipoca, Acaraú, Coreaú, Varjota, Caridade, Paramoti, Santa Quitéria, Beberibe, Pacajus, Aracati, Russas, Banabuiu, Choro, Ibicuitinga, Quixeramobim, Catunda, Crateús, Ipueiras, Deputado Irapuan Pinheiro, Mombaça, Pedra Branca, Arneiroz, Jucás, Cedro, Lavras da Mangabeira, Altaneira, Crato, Santana do Cariri, Aurora, Barro, Porteiras e Mauriti.