vigilante.escolarO Presidente do Sindicato APEOC, Anízio Melo, em contato, durante toda a manhã de quinta-feira (05/11), com o gabinete do Governador Camilo Santana e com o Secretário de Educação do Estado, Maurício Holanda, cobrou esclarecimentos oficiais sobre a situação da contratação de vigilância para as escolas estaduais.

Ficou definida uma reunião entre Seduc e Apeoc, já na próxima segunda-feira (09/11) para tratar do assunto.

Segundo informações preliminares, não haverá diminuição no número de postos de trabalho.

O fato concreto, segundo informações colhidas pelo nosso Presidente, é que os contratos aditivos de cerca de 300 (trezentos) postos de vigilantes, que correspondem a quase 1.000 (mil) vigilantes (cada posto corresponde a 3 vigilantes), perdem validade no domingo, dia 8 de novembro, sendo necessário nova licitação para autorização do Estado do Ceará para contratar empresas de terceirização de segurança.

O Sindicato APEOC cobrara do Governo informações acerca dos recursos envolvidos na contratação dessas empresas e dos valores que são efetivamente pagos aos trabalhadores vigilantes que arriscam suas vidas para defender o patrimônio, os alunos e os demais profissionais da Educação. O Sindicato APEOC defenderá condições dignas de trabalho para todos os profissionais que atuam no sistema de ensino.

Reafirmamos nossa posição de priorização de concurso público em todos os setores da educação. Assim, diante da realidade contratual ainda existente, estamos cobrando celeridade da PGE para regularizar a situação de vigilância nas escolas públicas estaduais.

Entre a legalidade para contratação e o lapso de tempo necessário para a formalização do processo, cobramos uma solução emergencial para que as escolas afetadas não fiquem sem a proteção devida e obrigatória do Governo Estadual.