IMG00079.pAprovado em 2009, o Plano de Cargos e Carreiras do Magistério de São João do Jaguaribe atendeu as determinações da Lei Federal 11.738/08. No entanto, a não ocorrência de reajustes nos anos de 2010 e 2011, a não aplicação de 1/3 de hora-atividade e a falta de critérios para o enquadramento dos professores nos níveis estabelecidos pela a tabela do PCC eram problemas vivenciados pela categoria naquele município.

Acionado pelos professores daquela cidade em fevereiro desse ano, o sindicato da APEOC abraçou a luta e iniciou o processo de negociação com o Prefeito e a Secretaria de Educação do município. Após 02 meses de diálogo, o Poder Executivo determinou que o aumento de 22,22% estabelecido pelo MEC deveria ser obedecido e, no dia 23/04/2012, foi aprovado por unanimidade pelo legislativo municipal.

Apesar dessa importante vitória conquistada pela categoria, o sindicato da APEOC continua o processo de negociação e mobilização com o objetivo de resolver as demais questões e avançar sempre no horizonte da defesa do magistério e na valorização da educação.