Abrir galeria de fotosA Comissão de Defesa do Direito à Educação de Qualidade foi recebida nessa terça-feira, às 15 horas, pela Secretária de Educação do Estado, IZOLDA CELA, quando entregou o relatório sobre: a matricula dos alunos, a chamada publica, o acesso as escolas e as condições da educação publica estadual.

A Comissão é composta por alunos – MATHEUS, KAROL e TAYLA, e professores da rede publica de ensino; das Universidades: JEANNETTE-UECE e DOURINHA-UECE-EJA, Sindicato-APEOC:- ANIZIO; FABIO e SERGIO, Diretores de Escolas Publicas RITA; Representantes dos Pais, Professores da EJA; Representante da Educação Especial; Os alunos da Escola de Educação Profissional Julia Giffone, representados pelos alunos MATHEUS, KAROL e TAYLA aproveitaram para reivindicar melhorias na estrutura e nas relações interpessoais, entre estes enumeramos:

  1. Excesso na cobrança de melhores notas por parte da Direção e Coordenação junto aos alunos com notas baixas, chegando a ter ameaças de serem transferidos;
  2. Assedio moral ou BULLYING junto aos alunos com menores medias pelos colegas da sala de aula que atingiram as metas estabelecidas;
  3. Discriminação entre os colegas de cursos diferentes, os melhores alunos fazem o curso de informática;
  4. Acessibilidade para os alunos com dificuldades de deslocamento, com a construção de rampas e professores de Linguagem de Libras;
  5. Recuperação da fossa estourada causando odor e mal estar aos alunos, professores, comunidade e funcionários;
  6. Alimentação Escolar não muito boa necessitando ser melhorada;
  7. Instalação dos armários dos alunos prometidos desde o ano passado e ate agora não chegou;
  8. Material gráfico e fardamento de baixa qualidade;
  9. Os cursos profissionalizantes oferecidos são: Estética; Agroindústria; Meio-ambiente e Informática.

A Comissão cobrou do Estado à realização do Censo demográfico do ensino médio e chamada publica para as matriculas de 2011, o que foi muito fraca em 2010.

Foi questionada a ausência de chamada publica para a inclusão de alunos com necessidades especiais, principalmente nas escolas de ensino profissional.

As professoras Rita e Dourinha/EJA indagaram da baixa matricula na modalidade EJA, e afirmaram que ate 2007 a matricula era bem significante embora o FUNDEF não contemplasse essa modalidade e hoje com os recursos no FUNDEB as matricula na modalidade EJA ensino médio vem caindo e assim excluindo um grande numero de jovens e adultos que necessitam estudar na EJA.

Foi questionada a proposta pedagógica para o ensino do turno da noite, pois a atual provoca um grande numero de evasão e reprovação dos alunos.

O professor Anízio Melo/APEOC afirmou que precisamos ter a compreensão que a matricula na educação básica dos 4 aos 17 anos é obrigatória e  é desejo da Sociedade que todas as crianças e jovens na escola e que os jovens que desejarem fazer o curso profissional que seja ofertado, porém do mesmo modo seja ogarantiido ensino regular de qualidade.

Disse ainda que comom a grande industrialização do Brasil e principalmente do nosso Estado faz-se necessário o oferecimento do ensino profissional.

Finalizou dizendo que deve haver uma melhor integração entre as Secretarias de educação do Estado e do Município de Fortaleza para um melhor aproveitamento dos equipamentos de ensino.Não se devendo fechar mais salas de aulas do turno da noite.

FALA DA SECRETARIA IZOLDA CELA

A Secretária disse ser é muito importante o controle social bem fundamentado e que devemos dar seqüência as reuniões para as realizações das matriculas no ano de 2011.

Entende que o cadastro de reserva é  importante para os devidos encaminhamentos de todos os jovens que procurarem matricula no ensino médio.

E que as equipes da SEDUC e SME já estão se reunindo para as devidas providencias sobre as futuras matriculas.

Falou ainda sobre a divulgação e da chamada publica. Afirmando que no Ceara aproximadamente 11% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola., e que o Governador assumiu o compromisso de construir mais 100 novas escolas para atender o ensino médio na modalidade regular e profissional.

Asseverou que a participação dos alunos de uma escola profissional onde todos passam o dia na escola foi de grande importância neste momento e as providencias serão tomadas. Segundo a Secretária o o Diretor da Escola tem que ter que coordenar e o ambiente escolar tpara que o mesmo seja o  mais agradável possível e que a fiscalização da alimentação escolar e da interira responsabilidade do Diretor.

Com relação aos armários a firmou que foi feita licitação e  solicitou readequação dos preços o que foi negado pela assessoria jurídica, pois fere a Lei de licitação.

Com relação a reforma da Escola Julia Giffone os recursos já foram liberados e em breve estarão na escola para o Diretor realizar a reforma autorizada.

Quanto a reivindicação da construção de uma escola de ensino médio no Campus do Itapery, a Secretária informou que tinha falado naquele momentocom o Reitor  e foi definida reunião para a tomada das providencias devidas, pois já esta realizada a licitação para uma escola nessa área da cidade de Fortaleza.

No final foi sugerido reuniões mais frequentes entre a Comissão e a SEDUC