defesa.presal

Dia 03 de outubro (sábado), a Frente Brasil Popular, que tem, aqui no Ceará, o Sindicato APEOC na coordenação, puxa o Ato Nacional “O Pré-Sal é Nosso!”.

Às 8h, na Praça José de Alencar!

A concentração inicial irá acontecer na Praça José de Alencar (centro da cidade)em Fortaleza, a partir das 8h, para , em seguida, em uma caminhada cidadã, seguir até a Praça do Ferreira, local em que ocorrerão diversos pronunciamentos.

Anízio Melo alerta e conclama

O Prof. Anízio Melo, Presidente do Sindicato APEOC, alerta a população cearense para o fato de que “a Chevron, a Shell e a Exxon querem tomar o Pré-Sal e privatizar a Petrobras. Os recursos dos royalties e do Fundo do Pré-Sal estão sob ataque das empresas norte-americanas e dos setores entreguistas no Congresso”.

Portanto, o Prof. Anízio Melo, conclama todos os educadores e educadoras para “a luta em defesa do que conquistamos e queremos ver para nossa valorização profissional e da escola pública. Participem!”.

Royalties para a Educação (e Saúde)

No regime de “partilha” do Pré-Sal, 75% dos recursos financeiros são destinados à Educação e 25% para a Saúde.

Perder os recursos do Pré-Sal é reduzir investimentos para os trabalhadores/as.

O petróleo é, hoje, e futuramente, o passaporte para a efetivação de uma educação pública de qualidade.

Já conseguimos uma “poupança” de R$ 5,8 bilhões. Esse é o valor do Pré-Sal que já foi destinado ao Fundo Social Soberano – um fundo social criado pela lei de partilha, que prevê a destinação dos royalties para a Educação (e Saúde).

O que está em jogo?

Está em curso no país uma tentativa de derrubar uma das principais conquistas do povo brasileiro: a Lei da Partilha (12.351/2010), que criou regras para a exploração do Pré-Sal.

Os projetos de lei 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), e o 6.725/2013, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que tramitam no Congresso Nacional, querem tirar da Petrobras a função de operadora única do Pré-Sal.

Sindicato APEOC: Educação, Petrobras, Saúde e Soberania Nacional! A Petrobras é Nossa!