Estudantes, professores e servidores técnico-administrativos deficientes visuais da Universidade Federação Ceará passaram a contar com serviço de digitalização e leitura de textos impressos. A novidade é oferecida pela Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, setor criado em novembro de 2010 para coordenar e executar políticas de inclusão de pessoas com deficiência.

No caso das pessoas com problemas de visão, uma das principais barreiras de acesso ao conhecimento na Universidade está relacionada à falta de textos digitalizados, que podem ser “lidos” por programas de computador especializados. A Secretaria receberá os pedidos de digitalização nas terças (das 9 às 12 horas) e quartas-feiras (das 14 às 16 horas). Já as solicitações por leitura devem ser feitas nas terças (das 9 às 12 horas) e quintas-feiras (das 14 às 16 horas).

Os interessados devem comparecer ao setor – localizado no andar térreo da Biblioteca do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica – com o texto a ser lido/digitalizado. O trabalho será realizado por monitores da Pró-Reitoria de Graduação e estudantes voluntários.