Na tarde da última quinta-feira, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene para homenagear os professores pelo Dia do Professor, 15 de Outubro. A iniciativa foi dos deputados Artur Bruno e Rachel Marques, respectivamente presidentes das Comissões de Educação, Cultura e Desporto e Juventude da Casa.
Hoje é um dia para celebrar a luta, o trabalho, a vocação de tantos que se dedicam à educação, ressaltou Rachel Marques. A parlamentar destacou ainda a necessidade de valorização da profissão e defesa da lei do piso, aprovada ano passado pelo Congresso Nacional.
Artur Bruno também destacou as conquistas da categoria, mas enfatizou que ainda são insuficientes. “O Dia do Professor é de homenagens, mas também de luta, de mobilização, de reivindicação”, ressaltou, acrescentando que “este momento é muito importante para Assembleia Legislativa do Ceará. Cora Coralina disse um dia que ‘feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’. E nós, educadores, tentamos fazer isso”.
Foram homenageados com placas comemorativas os professores José Rocha de Lima Cavalcante, Marta Célia Ponte, Maria Eleuses Sousa de Freitas, Carmem Silva Ferreira Santiago, João Eudes Moreira da Silva e Joaquim Juscelino Linhares Cunha (vice-presidente do Sindicato – APEOC e diretor da CNTE). José Rocha e João Eudes agradeceram em nome dos homenageados.
Também recebeu homenagem o corpo docente do Plantão Gramatical, composto pelos professores Cícero Edísio Tavares Leite, Francisco Marino Neto, Iliana da Costa Forte, Lílian Aparecida Mudado Suassuna, Maria Helena Mendonça Sampaio e Marilene Barbosa Pinheiro.
Participaram da solenidade o deputado Professor Teodoro, os deputados federais pelo Ceará, Chico Lopes e José Airton, a presidente do Sindicato – APEOC, professora Penha Alencar, Anízio Melo (da CUT nacional e APEOC), o secretário em exercício da Secretaria de Educação do Estado, Maurício Holanda; dentre outras autoridades e profissionais da educação.