CEJAS.02c3dd47-ab2b-415b-b5e5-293b053e1a1c.300Nem a chuva do início da manhã deste sábado (23) foi capaz de atrapalhar a mobilização dos profissionais dos Centros de Educação de Jovens e Adultos do Ceará. Dezenas de professores, gestores e funcionários dos CEJAs atenderam ao convite do Sindicato APEOC e compareceram ao encontro para discutir o impacto da portaria de lotação de 2016 nas escolas e os desdobramentos da luta pela melhoria da Educação de Jovens e Adultos.

A aplicação da portaria de lotação dos professores nos CEJAs foi suspensa por 40 dias, após intensa mobilização do Coletivo, formado por docentes, funcionários e pelo Sindicato APEOC. O prazo começou a valer a partir do dia 18 de janeiro. Entre as medidas que vão ser tomadas ao longo desse período, a Secretaria da Educação do Estado se comprometeu em revisar todas as lotações dos CEJAs realizadas nos últimos oito anos para tentar identificar possíveis distorções; fazer um diagnóstico do funcionamento de cada CEJA a partir de aspectos quantitativos e qualitativos; instituir um grupo de trabalho para avaliar as lotações nas unidades e as possíveis remoções, quando forem necessárias; organização de um grupo de trabalho para propor uma agenda positiva de debate e construção de uma política estadual de Educação de Jovens e Adultos.

Mobilização atual

CEJAS.26b63fa2-7f71-4d51-9b21-d101e948a839.300xNo encontro deste sábado (23), os profissionais dos CEJAs fizeram um histórico das últimas reuniões desde as negociações com a Seduc. O vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, representou a direção do Sindicato e encaminhou os trabalhos durante a manhã.

Para ele, esse é um momento muito significativo na luta pela Educação de Jovens e Adultos do Ceará. “Professores, funcionários e gestores dos CEJAs da capital e do interior reunidos para discutir os rumos da mobilização da categoria e o que queremos para essa modalidade de ensino, tão importante para o desenvolvimento do Estado ao promover a inclusão de milhares de cearenses ainda sem a titulação formal escolar”, disse Reginaldo.

CEJAS.ac97e3aa-ddf4-4c9d-ac90-62012080b151.300Um profissional de cada CEJA representado durante o encontro apresentou ao público as impressões sobre a portaria de lotação e como estava a mobilização dos colegas. Essa integração será essencial para a construção da nova política de Educação de Jovens e Adultos do Ceará, em parceria com o Sindicato APEOC e a própria Seduc.

Após esse momento, os presentes se dividiram em grupo por área de estudo e serviços pedagógicos para analisar os efeitos da portaria de lotação em suas unidades e propor encaminhamentos. O resultado dessa discussão vai compor o documento do Coletivo que será enviado à Seduc para subsidiar os trabalhos durante a negociação da portaria de lotação.