
Algumas ações já estão em andamento, por decisão política vem sendo articulando o coletivo de raça e etnia dentro do sindicato e que tem como tarefa empoderar o sindicato nessa temática e construir um conjunto de ações. Esse coletivo vem reunindo-se há mais de dois meses, e deve apresentar uma agenda de rodas de conversa nas regionais sobre o tema da educação das relações étnico raciais. Também está sendo proposto para o segundo semestre o 1º Encontro de Educadores Negros do Ceará, hoje temos a professora Josilma Frota e Maria Oliveira representando a APEOC no Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial.
No ultimo dia 10 de abril a convite da Secretaria Municipal de Educação, através de articulação feita por nosso vice regional da região Centro Sul Otoniel Fiúza, participamos de um momento de formação com 140 professores no município de Várzea Alegre. Representaram o sindicato APEOC no evento a diretora Kelma Cristina e o assessor Kim Lopes que também coordena o Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial. O Sindicato APEOC tem colocado sua assessoria e diretores a disposição do debate, seja nas escolas ou para as redes municipais que desejam fazer o debate e avançar de fato na implementação da lei 10.639/03.
Para o sindicato APEOC a educação cumpre papel fundamental na superação do racismo, e aqui vale lembrar um trecho de um dos discursos do grande líder Nelson Mandela “ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto”