assembleia lene 22102012Na noite de segunda (22/10), a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) promoveu, no Plenário13 de Maio, Sessão Solene para celebrar o Dia do Servidor Público, comemorado anualmente em 28 de outubro.

A data foi instituída pelo Presidente Getúlio Vargas, por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. A solenidade foi solicitada pelas deputadas Rachel Marques (PT) e Eliane Novais (PSB).

Na ocasião, foram homenageados com placas comemorativas os servidores públicos Maria Leine Alves Rocha (Vice Presidente regional do Sindicato APEOC no Maciço de Baturité), Maria Helena Gomes Rodrigues, Francisco Marcos Oriá, João Carlos Diógenes de Oliveira, Maria Ivonete Dutra Fernandes e Antonio Edmilson Pinto.

A Deputada Estadual Eliane Novais (PSB) ressaltou que esta é uma data que não deve ser somente de comemorações, mas também de reflexão sobre a importância dos servidores públicos para o Estado e para toda a população brasileira.

A parlamentar lembrou que os servidores têm a missão de bem atender aos cidadãos nas repartições, terminais, balcões, guichês, escolas, hospitais e nos demais órgãos da administração pública, sendo, enfim, peças chave na execução de toda e qualquer política pública que promova a justiça social e a igualdade em nosso País.

“Porém, os servidores públicos, antes de tudo, devem ter seus direitos garantidos para que possam cumprir dignamente a sua missão. Somente assim eles também se tornam atores na construção de uma administração pública plural”, acrescentou.

A deputada salientou que existe uma longa estrada a ser seguida pelos trabalhadores da administração pública federal, estadual e nos municípios do País, e destacou ainda a necessidade de valorização profissional, de investimentos na qualificação do trabalho e de melhores salários.

“A luta dos servidores públicos hoje no Brasil é diária e árdua. Uma luta feita com coragem, capacidade de mobilização, organização e o principal: capacidade de se indignar perante as adversidades”, complementou Rachel Marques. Ela homenageou a todos os servidores públicos que em seu cotidiano prestam relevantes serviços à população e sustentam o funcionamento da máquina pública, merecendo todo o reconhecimento e respeito que muitas vezes não têm recebido por parte dos governantes.

“Em vários momentos de meu mandato tenho abraçado as lutas dos servidores, seja como presidente da Comissão de Educação desta Casa, seja como servidora pública estadual, que sou, da Secretaria de Saúde do Estado”, afirmou.

A petista disse ainda que é preciso abraçar as lutas por melhores condições salariais e de trabalho, e que este é o momento para reafirmar estas justas reivindicações. “Nosso Estado tem aumentado sua arrecadação e, muitas vezes, o que acontece é que os servidores não têm sido contemplados na mesma proporção em que esse aumento acontece”, concluiu.

A Profa. Leine Rocha, Vice Presidente regional do Sindicato APEOC no Maciço de Baturité, uma das homenageadas por seus relevantes serviços prestados em prol da educação pública no Ceará, iniciou atividades na área sindical em 1984 como representante da APEOC em Baturité, eleita com 300 votos pelos professores do município. Em 1989, iniciou a segunda etapa de sua vida sindical ao ser eleita pela categoria para o cargo de vice-presidente regional do Sindicato APEOC no Maciço de Baturité. Professora Leine Rocha foi eleita para o cargo em seis pleitos, até os dias atuais.

Profa. Leine declarou: “Hoje, meu maior desejo, além do trabalho realizado na região do Maciço de Baturité, é representar e defender os direitos e interesses profissionais, coletivos e individuais de todos os professores associados ao Sindicato APEOC  e dos integrantes da categoria. No Sindicato, com as bênçãos recebidas pelo bom Deus, cultivei laços de amizade com professores, diretores e funcionários, levando a todos uma mensagem cristã de fé, esperança e amor.”

(Agência de Notícias da Assembleia e Sindicato APEOC)

Galeria de Fotos